segunda-feira, 14 de dezembro de 2009


















de autocaravana pelas estradas de Portugal

PARA QUANDO UMA ESA EM LEIRIA

A minha experiência diz-me que, é por pura ignorância que muitas autarquias continuam sem resolver coisas básicas que têm a ver com o universo autocaravanista. Das quais, a mais elementar é a que diz respeito à instalação da Áreas de Serviço par Autocaravanas, que já devia estar generalizada.
Leiria não foge à regra. ESA é coisa que cá não há. E a falta que faz, mais até à própria cidade que aos autocaravanistas, que quando por cá param, se limitam a estacionar...
E o problema até é de fácil solução.
Os autocaravanistas que nos visitam, têm tendência para estacionar nos espaços adjacentes ao estádio, cuja parte pavimentada ocupada às terças-feiras e sábados, com o mercado. Do outro lado do rio existe igualmente um estacionamento que, face ao crescimento da Nova Leiria tem agora um carácter muito de centro de cidade. Não é aqui que o problema se resolve.
Para nós a solução ideal, passa pela utilização do parque de estacionamento junto ao IMTT (ex-Direcção Geral de Viação), à entrada de S Romão. Situa-se no extremo oriental do Polis, junto ao Parque Radical, um estacionamento pavimentado e completamente plano que, mesmo nas alturas de maior utilização, nunca chega a atingir os 50% de utilização. Embora fique a escassas dezenas de metros da Galp, do Ibis e do MacDonalds, está de tal forma resguardado que é como estivéssemos no campo. Com a vantagem de mesmo ao lado termos um Lidl, um centro comercial Intermarché, o hospital, etc. O Polis deu-nos uma margem do rio Lis impecavelmente conservada, e dotada de caminhos pavimentados para a prática de actividades de lazer. E em poucos minutos estamos no centro da cidade. Um verdadeiro achado.
Só falta portanto instalar uma ESA. De que é que estão à espera?
Sugiro aos companheiros que façam uma visita ao local, onde até podem pernoitar com toda a qualidade. E que façam crescer a pressão junto da autarquia no sentido de ser desbloqueada a instalação da ESA.

como chegar:
vindo pela A1: Ao chegar à rotunda do Hospital, sair pela esquerda e está na Circular Interna de Leiria. Contornar a rotunda seguinte (Galp, MacDonalds, Hotel Ibis) pela última saída e entrar logo na faixa da esquerda que dá acesso à Rua da Ascensão (direcção do ISLA). O IMTT (antiga Direcção Geral de Viação) fica logo alguns metros adiante. Uma vez mais à esquerda e em vez de entrar pelo portão do IMTT, guine à direita e está no estacionamento do Parque Radical.
Vindo do IC2-N1: Se vier do sul a seguir ao Continente vira à direita e entre na rotunda D Dinis. Se vier de norte é antes do Continente. Na rotunda, escolha a primeira saída. Está na Avenida das Comunidades Europeias que não é mais que a continuação da Circular Interna. No final tem a rotunda do Mac Donalds, saia na primeira saída e siga o que acima foi dito.
coordenadas do estacionamento N 39º 44' 03" W 8º 47' 51"


INFORMAÇÃO ADICIONAL
Respondendo a uma questão posta, esclareço o complexo de ténis fica do outro lado do rio Lis e é acedido a partir deste estacionamento através de uma ponte pedonal.
E já agora acrescento que no estacionamento há internet gratuita. É só aceitar as condições de "leiriaregiãodigital" e navegar à vontade. Boa estadia!

8 comentários:

Luís Sequeira disse...

Companheiro, diz-me uma coisa. Pelas coordenadas concluo ser muito perto dos courts de ténis. Haverá aceeso fácil?
Um grande abraço

Anónimo disse...

companheiro:
Quero dizer-te que segui as tuas indicações e, de facto o sítio é um espectáculo. Tinha falado com um outro companheiro aí de Leiria, que me tinha dito que corria que o local era mal iluminado e pude constatar o contrário. A iluminação é mais que suficiente. A internet funciona bem o que é uma importante mais valia. Agora só falta a cânra instalar a E.S.A. para podermos fazer os despejos. De que é que estão à espera. Eu dormi lá e depois fui à E.S.A. da Batalha. Devo dizer-te que vim pela A1 e na primeira rotunda de que falas havia autocaravanas, companheiros que não devem saber do local que indicas, pouco mais de 100 m adiante. E desconfio que utilizaram mal o local... Mais uma razão para a autarquia agir depressa.

Carvalho disse...

companheiro:
Continua a dar-nos estas dicas que são importantes

Arlindo Carvalho disse...

Estou de acordo. Fui ao local com a minha "semovente" e acho que reune todas as condições.
É este o tipo de localização que defendo para as ESA's, suficientemente perto dos locais de interesse, mas suficientemente afastado dos centros urbanos.
Neste caso concreto, experimentei vir a pé ao centro de Leiria e foi uma agradável surpresa. De facto só lá falta a ESA.
Arlindo de Carvalho

Anónimo disse...

É iso mesmo.
Força

João Silvano Lopes disse...

Já fui fazer o reconhecimento e fiquei convencido. É de facto o sítio ideal para nós e serve os interesses da cidade.
Arranquei a pé atá ao centro da cidade mas, em vez de vir pela rotunda, segui sempre à beira do rio, que está uma coisa de se lhe tirar o chapéu, o caminho pavimentado e tudo ajardinado. O rio, neste trecho, está absolutamente despoluído e as águas são límpidas.
Um pormenor: do estacionamento até à primeira casa são 200 m e esta casa julgo que era a pide, portanto um lugar perigoso mas, essses tempos não voltarão. Eu é que logo que tenha outra oportunidade hei-de voltar.

Mané disse...

Excelente sugestao!

Anónimo disse...

Vale a pena